terça-feira, 14 de janeiro de 2014

300 crianças estão com hanseníase nas escolas públicas brasileiras

Segundo o governo brasileiro, em 2013 foram identificadas 300 crianças e adolescentes com hanseníase nas escolas públicas no país.

Informações apontam que no país, em 2013, foram registrados 1.866 casos de hanseníase em alunos menores de 15 anos.

Para o Ministério da Saúde foram alcançados 20 milhões de pessoas com a campanha nas escolas.Em 2014, a campanha escolar será feita em maio em cerca de 1.000 cidades tidas como prioritárias por terem altas taxas de hanseníase. Em 2013, a busca ativa ocorreu em cerca de 800 municípios, distribuídos principalmente em no norte, nordeste e centro-oeste.

Jovens que identificam manchas são encaminhados ao serviço de saúde, explica Jarbas Barbosa, secretário de vigilância em saúde do Ministério da Saúde.

É de suma importância identificar uma criança doente porque significa uma provável fonte de infecção na mesma residência, com adultos doentes ainda não diagnosticados.Devido ao dia mundial contra a hanseníase, no final de janeiro, o Ministério da Saúde antecipa a campanha de alerta sobre a doença onde serão usados cartazes, panfletos e informações divulgadas nas rádios.

SECOM/CPP

Nenhum comentário:

Postar um comentário