domingo, 19 de maio de 2013

O gabarito do concurso

FDRH divulga índice de abstenção do concurso do magistério


Responsável pela coordenação e execução do concurso público do magistério, a Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH) divulga os índices de abstenção para o certame de 2013.

Dos 69.498 candidatos homologados, 5.837 não compareceram. O índice de abstenção ficou em 8,4%.

O gabarito será divulgado dia 24 de maio. 

http://www.fdrh.rs.gov.br/


Prova do magistério estava clara e objetiva

 

Candidatos avaliam prova do magistério como "muito fácil"

 

No ano passado, teste para seleção de novos professores reprovou 92% dos inscritos

"Bah, achei muito fácil a prova". Este foi o comentário que mais se ouvia na saída da prova do magistério no Instituto de Educação, em Porto Alegre. Diferentemente do teste do ano passado, que reprovou 92% dos inscritos, este deve flexibilizar a entrada de mais professores para a rede estadual.

Gisele Rodrigues, 44 anos, tenta uma das 10 mil vagas. Deixou a sala com a prova na mão e muito aliviada.

– Eu fiz o concurso em 2012 e estava difícil demais. Estudei muito e fui muito mal. Desta vez não deu tempo de me preparar, mas as questões estavam bem acessíveis – disse Gisele.

No ano passado, a maior reclamação dos candidatos foi a dificuldade para compreensão dos textos e a inclusão de autores pouco conhecidos na parte de conhecimentos específicos em pedagogia. Ao que parece, pela expressão de alívio dos inscritos, este ano estava mais fácil para quem estudou.

Prova do magistério estava clara e objetiva, dizem especialistasÍndice de abstenção da prova foi de 8,4%, maior do que o apresentado no concurso de 2012

Prova do magistério estava clara e objetiva, dizem especialistas Lauro Alves/Agencia RBS
Especialistas dizem que as questões estavam claras, objetivas, coesas e com textos curtos, diferente da seleção de o ano passado Foto: Lauro Alves / Agencia RBS


Diferente da prova de 2012 que reprovou 92% dos candidatos do concurso do magistério no ano passado, o concurso deste ano deve contemplar o aluno que se preparou e seguiu à risca o edital. Pelo menos é o que acreditam os especialistas consultados por ZH.

Os professores do curso Vigor, especializado em preparação para concursos, analisaram a prova de Anos Iniciais do Ensino Fundamental, _ pois é a que tem o maior número de vagas (2.382) _, e afirmam que estavam claras, objetivas, coesas e com textos curtos, diferente da seleção de o ano passado. 

Para os especialistas, as questões englobaram o cotidiano do professor em sala de aula e também os temas vistos nas aulas de formação, tanto no Ensino Médio como na graduação.

Para Beatriz Margarida Backes, diretora do curso e professora de Língua Portuguesa, a prova estava mais fácil.

— Desta vez pediram um português cotidiano, sem pegadinha. Acredito que até mais do que as vagas previstas para as séries iniciais serão preenchidas — comenta Beatriz.

Docente da área de conhecimentos pedagógicos e específicos para anos iniciais, Clarissa Maria Aquere Szadkoski, afirma que as questões estavam bem menos complicadas e bastantes focadas nas competências e habilidades do professor. Segundo Clarissa, teoria e prática se apresentaram como aliadas:

— Veio ao encontro da pratica do professor em sala de aula. Foi bastante didática e não de exclusão como a última.

O teste de legislação andou pela mesma linha. Flávio Renato Antunes dos Santos, professor da área, avalia que o teste teve clareza, evitando polêmicas.

— A prova de legislação não foi a mais difícil do ano passado. Agora, além de não estar complicada para quem estudou, também apresenta questões mais simples e diretas, facilitando a compreensão do enunciado. Dificilmente será possível anular alguma questão — comentou Santos a respeito do exame para os anos iniciais.

Responsável pela coordenação e execução do concurso público do magistério, a Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH) informou dos 69.498 candidatos inscritos na seleção, 5.837 não foram fazer a prova. 

O índice de abstenção deste ano, de 8,4%, foi maior do que os 7,76% do ano passado. Ainda não há prazo para a divulgação do gabarito oficial. A Secretaria Estadual de Educação pretende nomear os aprovados até agosto deste ano.


ZERO HORA

Fonte: profemarli.comunidades.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário