segunda-feira, 6 de maio de 2013

Bactéria multirresistente chega ao Brasil e deixa dois pacientes isolados no RS




Depois de a bactéria ter chegado à América Latina e se proliferado em unidades hospitalares do Uruguai, da Colômbia e do Paraguai, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) confirmou o registro, no Hospital Conceição, em Porto Alegre, do microorganismo multirresistente denominado New Delhi Metallobetalactamase (NDM), detectado pela primeira vez em 2009, em um paciente sueco que esteve hospitalizado na Índia.

Pelo menos duas pessoas internadas na instituição foram contaminadas pela bactéria, que age até sob o efeito de antibióticos carbapenêmicos, utilizados para combater infecções graves. É o primeiro registro de infecção em território brasileiro.

O infectologista Fabiano Ramos reconhece que caso ocorram mais registros de NDM em hospitais da Capital os métodos de tratamento podem ficar muito reduzidos. “O problema é que se isso se dissemina dentro dos hospitais, especialmente, as opções de tratamento são reduzidas para esse tipo de situação. Então essa é a grande preocupação no momento”, frisou.

Ramos salientou, porém, que o NDM pode ser combatido por meio da associação de determinadas drogas. A contaminação ocorre somente por meio de contato e a bactéria atinge principalmente pacientes de UTI, em estado grave ou que já estejam contaminados por outro tipo de infecção.

Após a confirmação do NDM em Porto Alegre, por razões ainda não esclarecidas, a SES notificou à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Ministério da Saúde e todos os estabelecimentos de saúde do Estado.

Rádio Guaíba/Foto: Reprodução

Fonte: Trespassos News

Nenhum comentário:

Postar um comentário