domingo, 31 de março de 2013

Fogo no Taim deve ser apagado somente segunda-feira

Incêndio na reserva31/03/2013 | 16h38

Previsão que incêndio seria extinto neste domingo é adiada em função de vento forte


A projeção de que o incêndio que atinge a Reserva Ecológica do Taim seria extinto neste domingo é adiada em função de um vento forte na região entre 11h e 14h30min. A nova perspectiva é de que o fogo seja apagado somente segunda-feira.

De manhã, os técnicos estavam otimistas porque haviam apagado parte do fogo em um trabalho conjunto entre aviões e brigadistas. Além disso, o vento estava fraco e uma forte neblina deixou o ambiente úmido.
No entanto, um vento sentido sul atingiu a região entre 11h e 14h30min e fez com que as chamas fossem em direção a um canal, área que preocupa o chefe da Estação, Henrique Ilha, do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio):

— Se o fogo passar do canal, irá atingir uma região que está intacta e o problema pode ser maior.

A equipe de incêndio vinha obtendo sucesso em apagar o fogo com o seguinte processo: os aviões passavam jogando água e os brigadistas abafavam o fogo, apagando de vez a chama. Sem a ajuda dos brigadistas, o fogo é apenas mantido como está, não se propaga, porém não diminui. O problema é que a operação só acontece durante o dia, pois há visibilidade.

Com a nova área em risco, a equipe de incêndio deixou o local onde vinha obtendo sucesso para se deslocar para perto do canal. No entanto, o local é de difícil acesso terrestre e às 16h20min não se sabia se a equipe de brigadistas conseguiria chegar.

ZERO HORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário