terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Concurso do Magistério abre inscrições para preencher 10 mil vagas no RS

Serão abertas nesta quarta-feira, 27, as inscrições para o novo concurso do magistério estadual, que traz regras mais favoráveis à aprovação dos candidatos em comparação com a seleção do ano passado.

A Secretaria Estadual da Educação (SEC) alterou a forma de cálculo do desempenho mínimo a ser alcançado para evitar a eliminação. Como resultado dessa mudança e da expectativa de um melhor preparo dos concorrentes, o governo pretende preencher todas as 10 mil vagas oferecidas.

No concurso anterior, quando também foram abertas 10 mil vagas, apenas 5,5 mil professores foram aprovados. Para evitar a eliminação, o candidato tinha de fazer pelo menos 60% de acerto em cada um dos diferentes tópicos que formavam a prova objetiva. Se fosse mal em qualquer um deles, estava eliminado. Agora, o concorrente pode ir mal em um tópico desde que compense o mau desempenho indo bem no restante dos temas, atingindo a média mínima de 60% no conjunto de áreas que compõem cada módulo de prova.

Por exemplo: pelas regras do concurso anterior, um candidato a professor teria de acertar 60% em cada um dos três temas que formam um módulo do exame objetivo: língua portuguesa, conhecimentos pedagógicos e legislação. Se não alcançasse a margem mínima em qualquer uma dessas habilitações, estaria eliminado. Agora, pode errar todas as questões de legislação, por exemplo, se for muito bem nas outras duas áreas e conseguir 60% de acertos no conjunto de todas as 35 questões que formam esse teste.

Conforme a diretora de Recursos Humanos da SEC, Virgínia Nascimento, a alteração foi proposta após a constatação do baixo índice de aprovação no concurso do ano passado.

— A SEC avaliou o que houve (em 2012) e entendeu que a pessoa pode mostrar seu conhecimento no conjunto das habilitações. Não precisamos compartimentar tanto — afirma Virgínia.

O professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Fernando Becker considera que o abrandamento do critério de eliminação reflete o mau preparo dos candidatos a professor no Estado.

— As provas do ano passado não eram difíceis, e mesmo assim muito pouca gente passou. Sob certo aspecto, é lamentável que se tenha de fazer ainda mais concessões para conseguir professores — avalia o especialista.

A diretora de RH da SEC sustenta, porém, que a intenção não é rebaixar os critérios de seleção.

— A ideia não é reduzir o nível de exigência, mas permitir que o candidato compense o desempenho em um tópico específico com o desempenho em outras habilitações da mesma área. Se quiséssemos diminuir a exigência, baixaríamos a média mínima de seis para cinco, como em outros concursos — argumenta Virgínia.

Ainda não está definida a data do concurso, mas a expectativa da SEC é que ocorra no primeiro ou no terceiro domingo de maio. As nomeações devem ocorrer entre três e quatro meses depois.



Fonte: Trespassos News

Nenhum comentário:

Postar um comentário