domingo, 18 de novembro de 2012

ESCOLAS DA FOME

Acabar com o chamado "turno da fome" nas escolas. Essa promessa, mais que bem-vinda, foi feita pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, duas vezes. Nas duas, ela foi descumprida. Primeiro, em 2010. Agora, sobre 2013.

O turno da fome recebeu esse nome porque tem lugar entre a turma da manhã e a da tarde. Inicialmente, as crianças que estudavam nesse período não tinham direito a merenda. Hoje, elas almoçam em 20 minutos.

A ideia, implantada na rede municipal nos anos 1970, era acabar com a falta de vagas nas escolas. Em vez de construir novas unidades, a solução (absurda) foi criar esse terceiro horário.

A falta de vagas até pode ter sido vencida, mas as crianças nada ganharam. Elas passaram a não comer direito, e a medida reduziu a carga horária dos turnos.

Não é assim que se resolvem os problemas da educação em São Paulo. O papel da prefeitura é garantir vagas a todos, claro, mas não há dúvida de que isso precisa ser feito com qualidade.

Também não é com promessas vazias que o turno da fome vai acabar. Em 2011, em entreviao jornal Agora São Paulo, o secretário Municipal da Educação, Alexandre Schneider, afirmou que não havia "nenhuma possibilidade" de os três períodos continuarem existindo em 2013.

Agora o secretário precisará explicar por que 20 escolas ainda terão, em 2013, o turno da fome.

É verdade que, segundo a prefeitura, o número de alunos estudando em unidades com três períodos diminuiu muito, de 676 mil para 33 mil. "Dimunir", contudo, não é a mesma coisa que "acabar".

O governo Kassab teve méritos, mas pecou por fazer promessas que não conseguiu cumprir. Não será o primeiro nem o último.

Editorial jornal Agora São Paulo - (edição de15/11).


Comentário 

Como podemos observar alguns políticos(talvez a maioria) acreditam que  promessas vazias melhoram a educação... Ou com promessas não cumpridas...

É também por isso, que estamos assim...


Nenhum comentário:

Postar um comentário