segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Professores da rede estadual são dispensados

O Governo do Estado, através da 27ª Coordenadoria Regional de Educação, está dispensando professores contratados da rede estadual de ensino de Canoas, agravando a situação do ensino no município. Segundo a diretora do 20º Núcleo do CPERS Sindicato - Canoas, Cleusa Werner, o sindicato está recebendo denúncias de direções de escolas do município em virtude da dispensa dos professores da rede estadual. De acordo com Cleusa, a alegação é de que está esgotada a fonte de custeio do governo nesse âmbito. "Há, inclusive, a informação de que as vagas para professores do Estado estariam zeradas. Isso é preocupante, pois a realidade das escolas mostra a necessidade da contratação de mais professores”, fala Cleusa. A diretora do 20º Núcleo do CPERS Sindicato – Canoas afirma, ainda, que mais de 30 professores foram dispensados em Canoas, sendo que tinham recebido nomeação recente e haviam trabalhado cerca de um mês.
 
Cleusa Werner pondera que devido à necessidade de profissionais do ensino que se apresenta nas escolas, muitos professores acabam fazendo negociações com a direção para poderem atuar antes mesmo da conclusão do processo de contratação, no intuito de melhorar a situação do ensino, auxiliando os estudantes. "Há muitos alunos que estão sendo prejudicados pela dispensa dos profissionais da educação”, reitera. Cleusa diz que muitos colégios da rede estadual estão sem professores em disciplinas como história, matemática e geografia. "As direções estão procurando a Coordenadoria para reclamar sobre a situação. No entanto, recebem a resposta de que devem se virar como puderem, trazendo profissionais de outros setores ou incorrendo nas "enturmações”, quando muitas turmas se juntam pela falta de professores”, completa Cleusa.
 
De acordo com informações do CPERS Sindicato, os profissionais dispensados sequer receberão os vencimentos relativos aos meses trabalhados. E os seus postos de trabalho não serão ocupados por profissionais concursados.
 
As contratações emergenciais foram feitas por falta de profissionais nas escolas da rede estadual no município. O CPERS Sindicato pondera, ainda, que desligamento dos professores três meses antes do final do ano letivo é algo que causa prejuízos aos alunos. "Será o retorno da velha "enturmação”? Nada diferente do que ocorreu no governo passado. Em Porto Alegre, já existem denúncias de que as "enturmações” estão sendo retomadas”, completa.
 
A diretora do 20º Núcleo do CPERS Sindicato – Canoas enfatiza que há a espera de uma resolução para esse caso, de forma a beneficiar os estudantes e melhorar a situações das escolas. "Estamos abertos ao diálogo para com o governo. Mas, caso o problema não seja solucionado, há a possibilidade de tomada de ações jurídicas em relação a isso”, expõe Cleusa. 
O Timoneiro.

Fonte: Blog 20º Núcleo CPERS/Sindicato

Comentário 

Não faremos comentários. Apenas vamos destacar parte do texto: 
 "As direções estão procurando a Coordenadoria para reclamar sobre a situação. No entanto, recebem a resposta de que devem se virar como puderem, ..."

  Precisa comentar? Ah! uma frase final: A Educação é prioridade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário