sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Astrônomo canoense descobre satélite na Via-Láctea

Canoas  - Aos 25 anos, Eduardo Balbinot já tem no currículo um feito inédito para um brasileiro. Ele integra a equipe do Laboratório Interinstitucional de e-Astronomia (LIneA), que descobriu um novo satélite na Via-Láctea.

Apesar da novidade ter sido divulgada somente nesta semana, os pesquisadores já tinham a informação em mãos há dois meses. A descoberta será publicada na Astrophysical Journal, revista norte-americana de Astrofísica.

O aglomerado de estrelas fica no halo da galáxia, a uma distância de 10.800 anos-luz do Sistema Solar, e foi batizado de Balbinot 1, em homenagem ao astrônomo. Aluno de doutorado do Departamento de Astronomia da UFRGS, Eduardo trabalhou durante dois anos para desenvolver a técnica que possibilitou identificar o objeto. As imagens foram captadas no Havaí, território dos Estado Unidos, pelo telescópio CSHT, e enviada a Eduardo. “Alguém observou por mim, infelizmente”, brinca. O morador do bairro Igara, de Canoas, já planeja muitos anos de estudo pela frente. “Para conseguir uma vaga em alguma universidade”, explica o estudante canoense.

Fonte: Diário de Canoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário