domingo, 30 de setembro de 2012

O que você sabe sobre os conceitos básicos da Sociologia?

Em 1971, por imposição do governo militar que governava o Brasil de 1964 a 1985, os alunos de ensino médio perderam o direito de aprender sobre sociologia na escola. Trinta e sete anos depois, através de uma lei sancionada pelo vice-presidente da República José Alencar - na época no exercício da presidência -, Marx, Weber e Durkheim encontram seu caminho de volta ao currículo escolar, com o retorno da obrigatoriedade da disciplina.

"O professor de sociologia do ensino médio tem como tarefa tentar desenvolver um aluno com conhecimento voltado para a cidadania", explica Emerson Ricardo Girardi, professor de Sociologia do colégio FAAB, em São Paulo. De acordo com ele, a disciplina tenta fornecer conhecimento ao estudante para que ele realize intervenções na sociedade, no intuito de formar cidadãos mais críticos.

Girardi afirma que, desde o retorno da obrigatoriedade da matéria, a sociologia tem enfrentado uma dupla realidade: de um lado, a aceitação, e de outro, a resistência. "A resistência parte mais das estruturas escolares do que dos alunos", diz. Para ele, o pouco espaço reservado nas grades de horários para a sociologia é um exemplo de como a disciplina foi introduzida por causa da obrigatoriedade, mas não "introduzida de fato".

"Existe um medo por parte das escolas de que o professor vá fazer uma doutrinação marxista nos alunos, o mesmo medo que levou a ditadura a proibir a disciplina", lamenta Emerson. Ele garante que o ensino ideológico não é da matéria em si, mas depende do professor que a ministra.

O currículo da disciplina pode variar de acordo com o professor: alguns focam no ensino dos teóricos clássicos, outros em realizar debates sobre questões da atualidade. Na opinião de Girardi, um meio termo entre os dois seria a melhor solução. "Os alunos gostam muito de debater o que está acontecendo no mundo, mas é preciso tentar relacionar com a teoria para não ficar uma aula de 'achismos'", reflete. O professor conta que a disciplina desperta o interesse de vários alunos nas Ciências Sociais e que alguns deles passam a contemplar uma carreira na área ou em áreas relacionadas.

Fonte: Portal Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário