sábado, 8 de setembro de 2012

Estudantes chilenos convocam boicote às eleições municipais

A porta-voz da Assembleia Coordenadora de Estudantes Secundaristas (Aces), Eloísa González, convocou um "boicote" nas eleições municipais, marcadas para 28 de outubro, diante da "nula resposta da classe política" às demandas estudantis. As informações são da agência Ansa.

"O ministro já fechou as portas (para os estudantes) ao apoiar a aprovação da reforma tributária. A classe política em seu conjunto, a direita, deram as costas ao movimento estudantil ao aprovar a reforma tributária", comentou a jovem, depois de se reunir com o ministro da Educação, Harald Beyer.

Eloísa declarou que "o movimento não tem nenhuma outra opção hoje que não expor à cidadania que a solução não vai estar na institucionalidade política, (já que) não há vontade de diálogo". "Diante disso, o conjunto do povo chileno se somará ao chamado de boicote às eleições de 28 de outubro", acrescentou.

Ela ainda informou que os estudantes vão continuar mobilizados e nos próximos dias ocuparão as instituições de ensino.

Candidato à reeleição, o prefeito de Santiago, Pablo Zalaquett, disse que os alunos que já repetiram o ano passado correm o risco de perder sua matrícula por causa das ocupações. "A lei é muito clara: não se permite repetir pela segunda vez. A opção é do diretor ou da equipe de direção de cancelar a matrícula", observou.

Fonte: Portal Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário