terça-feira, 4 de setembro de 2012

Bancários e funcionários dos Correios podem entrar em greve nos próximos dias

em » 04/09/2012


22h08min

Sem  proposta  de elevar o índice de reajuste já oferecido pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), em uma reunião nesta terça-feira, em São Paulo, o Comando Nacional dos bancários já admite uma data para o início de uma greve nacional da categoria. O Sindicato dos Bancários  farão assembleias na quarta-feira, dia 12, para organizar a paralisação que deve começar no dia 18, se até lá as negociações não avançarem.

A categoria rejeitou o reajuste salarial de 6%, alegando que, nessa hipótese, o ganho real não passa de 0,64%, descontada a inflação de 12 meses. Os bancários insistem em reajuste de 10,25%, com aumento real de 5% para os salários, além de melhoria da participação nos lucros e resultados, valorização dos pisos, melhores condições de trabalho e fim do assédio moral.

Por outro lado, os trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos decretaram, na noite desta terça-feira, estado de greve em todo o Rio Grande do Sul. De acordo com o secretário geral do Sindicato da categoria no Estado (Sintect-RS), Vicente Guindani, a empresa ofereceu um reajuste de 3%, enquanto os trabalhadores exigem a reposição de perdas históricas que, segundo cálculo dos trabalhadores, atingem 43%.

Os servidores marcaram assembleia geral para as 19h30min de segunda-feira, Se decretarem greve, os funcionários devem cruzar os braços a partir da madrugada de terça-feira. Além da reposição salarial, a categoria luta pelo fim das terceirizações e contratação de 30 mil funcionários em todo o Brasil. A pauta de reinvindicações da categoria abrange, no total, 78 itens.


Fonte: Rádio Fandango

Nenhum comentário:

Postar um comentário