quarta-feira, 13 de junho de 2012

A pós-modernidade explicada aos ruralistas

                                                               Juremir Machado da Silva

Logo no Rio



Tem gente que acha pensar uma coisa complicada e tem horror dos chamados pensadores. Diante de um conceito, essa palavrinha terrível, o sujeito começa a tremer ou a dormir. Modernidade é um tempo e um conceito. Quais as principais características dessa tal de modernidade: a crença no poder absoluto da razão (o homem como sujeito consciente e racional a caminho da emancipação), o culto do progresso, a ideia de que, por força da racionalidade, o mundo avançava sempre para o melhor e, principalmente, a certeza de que a natureza, considerava uma fonte de recursos inesgotáveis, devia ser subjugada pelos homens. A produção, nesse sentido, estava acima de qualquer cuidado com proteção do meio ambiente. Afinal, a natureza teria um poder de regeneração acima de qualquer estrago.

É isso tudo que a chamada pós-modernidade pôs em xeque. Freud e Nietzsche já haviam ferido nosso ego: o homem não age sempre consciente, forças das quais não tem consciência, o dominam e impulsionam, a verdade pode ser uma ilusão. Outra ferida que não cicatriza é a descoberta de que o homem não é senhor absoluto da natureza e que este tem limites. A ciência, como mostra Edgar Morin, faz descoberta que geram progresso, mas também pode abrir caminho ao retrocesso e à barbárie. A energia nuclear é um exemplar irrefutável dessa afirmação. O conflito entre produção a qualquer custo e proteção à natureza opõe esquematicamente os modernos, para os quais a economia está acima de qualquer coisa, e os pós-modernos, mesmo que muitos não se reconheçam nesse rótulo, convencidos que precisamos de uma nova equação capaz de dar conta das necessidades sempre maiores de produção e da imperativa obrigação de salvar e regenerar o planeta esfalfado.

Nossos ruralistas, como aquele personagem de Molière que fazia prosa sem saber disso, são modernos tardios. A Rio+20, que vai começar no Rio de Janeiro, é mais um round no combate entre essas concepções de mundo. Logo no Rio, uma cidade que poderia viver exclusivamente dos seus atrativos naturais e culturais, mas que continua atolada na poluição. O Rio é uma cicatriz moderna. A modernidade teve dois modos de produção antagônicos e complementares, o capitalismo e o comunismo. Em ambos a produção sufocou qualquer preocupação com a preservação da casa dos seres humanos, a Terra. A Rio+20 vai enfatizar a importância de um novo modo de produção, o capitalismo mais limpo possível, cujo desafio extraordinário é o de aumentar a produção diminuindo a devastação do meio ambiente. É isso que os ruralistas, com suas 620 emendas depois da Medida Provisória do Código Florestal não querem aceitar.

Uma mutação, porém, já aconteceu na mentalidade dominante. A opinião pública quer produção limpa e sem trabalho degradante. Por isso o #vetadilma atropelou o código ruralista aprovado na Câmara de Deputados. A Rio+20 só vai acentuar essa percepção. O tempo da destruição em nome da segurança alimentar está com os dias contados. Pode-se garantir comida sem devorar a galinha dos ovos planetários. Mas o ovo não virá no mole.

Fonte: Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário